Ferramentas da Web 2.0 e AVA
A educação a distância é a nova maneira de ensinar e aprender que vem agradando mais e mais professores tornando adeptos dessa ideia de compartilhamento de informações.
Segundo Vygotsky (1987) o conhecimento e construído de forma coletiva, marcada pela história e pela cultura de cada pessoa ou grupo social. Neste sentido, a aprendizagem é vista como o resultado de um processo de interações sociais contínuas.
Hoje com a facilidade de acesso a internet a Web 2.0 é um forte aliado a educação entre os usuários da rede. Suas ferramentas são diversas onde o docente pode apropria-las de acordo com o conteúdo de sua aula.
Uma vantagem é que utilizar todas essas tecnologias não gera custo, e nem é necessário ter formação técnica em informática. O primeiro passo e ter um email cadastrado pelo portal google utilizando o gmail e escolher a ferramenta da Web 2.0 mais adequada a seu interesse profissional e pessoal.
Póvoa(2007) oferece uma síntese dos principais padrões que são considerados como parte do grupo de tendências desta segunda geração Web, a saber:
1) Plataforma: onde serão disponibilizados os sites
2) Simplicidade: interface gráfica simples e de fácil acesso.
3) Redes sociais: Orkut e Facebook como grandes comunidades de comunicação em grupos.
4) Flexibilidade no conteúdo: liberdade e autonomia ao usuário podendo incluir, excluir e editar as informações que gerenciam.
Outro aspecto importante é cuidar do design didático desses sites de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), onde são utilizadas muitas imagens, vídeos para complementar o conteúdo. Para essa prática precisamos dispor das ferramentas de comunicação como: correio eletrônico, mensagem, fóruns e salas de bate papo.
Todo ambiente virtual de aprendizagem precisa de uma plataforma, uma das mais utilizadas na EAD é a Moodle, por ser livre.
Diante de todas essas ferramentas fica uma pergunta. E você professor está fazendo parte da educação continuada para melhorar e aprimorar sua prática docente?